builderall

A lesão meniscal está entre as lesões mais comuns no joelho. Existem 2 grupos propensos a essas lesões: os jovens praticante de esportes, que podem sofrer entorses ou traumas diretos, ocasionando uma lesão traumática no menisco; e as pessoas mais velhas, nas quais a cartilagem enfraquece e se desgasta ao longo do tempo, sendo mais propenso a lesões degenerativas. As lesões de menisco causam dor na região interna ou externa do joelho, podendo provocar bloqueio articular, inchaço e limitação do movimento.


O diagnostico é feito pela história clínica associado ao exame físico, e quando houver suspeita de lesão, essa deve ser confirmada com uma ressonaria magnética. Depois de diagnosticada a lesão, deve se discutir qual o melhor tratamento para cada paciente, que dependerá da sua localização, tamanho, idade do paciente, nível de participação esportiva e lesões associadas. A grande maioria das lesões degenerativas respondem bem ao tratamento conservador, com mudança de atividade física, fisioterapia, medicações e fortalecimento muscular de baixo impacto. As lesões que não obtém o resultado esperado, a cirurgia artroscópica (cirurgia realizada por vídeo, na qual se faz 2-3 pequenas incisões no joelho) seria indicada para ressecção da lesão.


Já nos pacientes jovens com lesões traumáticas, normalmente opta-se pelo tratamento cirúrgico via artroscópico, primeiramente, tentando salvar o menisco realizando uma sutura, porém não são todos os casos que tem indicação, e quando não for possível, será realizada a remoção do fragmento lesado.





CRM: 139.654


Instagram: @drjoaopradella

www.drjoaopradella.com.br