Osteoartrose é uma das formas mais comuns de artrite. A artrite é a inflamação de uma ou mais das suas articulações. Qualquer articulação no corpo pode ser afetada pela doença, mas é particularmente comum no joelho.Isso pode acontecer à medida que você envelhece ou por causa de uma lesão antiga ou outros estresses no joelho.
Os sintomas incluem dor, rigidez, sensação de crepitação quando você move a articulação e inchaço. Ela pode dificultar a realização de muitas atividades diárias, como andar ou subir escadas e é uma das principais causas de perda de tempo de trabalho e uma grave incapacidade para muitas pessoas. É importante saber que a osteoartrose é uma doença crônica e não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento adequado, sendo que existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudar a gerenciar a dor e manter as pessoas ativas. Entre eles: fisioterapia, exercícios, medicações tópicas, perda de peso para pacientes sobrepeso, medicações via oral, infiltrações, uso de órteses/joelheiras, uso de bengala, procedimentos cirúrgicos (artroscopia, osteotomias e artroplastias/próteses).
Inicialmente, deve-se tentar o tratamento conservador, com fortalecimento muscular que proporciona uma estabilidade articular e pode levar a uma melhora da dor, associado a perda de peso e uso de medicações. Na falha desse tratamento, opta-se pelo tratamento com infiltrações em casos iniciais, uso de órteses e bengala. E em caso, de não se obter sucesso com nenhum dos tratamentos conservadores, existem as opções cirúrgicas, que devem ser individualizadas para cada caso.

CRM: 139.654
Instagram: @drjoaopradella