builderall

Também conhecida por síndrome patelo-femoral, a condromalácia pode afetar qualquer articulação, sendo mais comum no joelho. Geralmente, começa como uma pequena área de amolecimento que pode ser dolorosa, podendo progredir.


A cartilagem amolecida pode quebrar ou se desfazer e em casos graves, a cartilagem danificada pode desaparecer completamente, proporcionando um atrito entre a superfície óssea exposta da patela contra outros ossos do joelho. Além disso, pedaços de cartilagem podem flutuar dentro da articulação, irritando ainda mais as células e em resposta, essas células produzem líquido dentro da articulação (chamado derrame articular).


Ela pode ser decorrente de estresse repetitivo (como a corrida, saltos), mal alinhamento do joelho, enfraquecimento muscular, desbalanço muscular, fraturas na patela ou trauma direto. Causa dor anterior no joelho e ao redor da patela, derrame articular, crepitação e até bloqueio no joelho.


A ressonância magnética confirma e gradua a intensidade da lesão, além de evidenciar lesões associadas. Se não tratada, a condromalácea pode levar a uma degeneração articular precoce, por isso procure o ortopedista o quanto antes, para iniciar o tratamento.


?



CRM: 139.654


Instagram: @drjoaopradella

www.drjoaopradella.com.br