builderall

A ruptura ou estiramento do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho, acometendo na maior parte das vezes homens entre 20-30 anos de idade, apesar do grande aumento da incidência no sexo feminino. Geralmente ocorre durante os esportes que envolvem paradas repentinas, saltos ou mudanças na direção ? como basquete, futebol, tênis e vôlei.


O mecanismo de trauma, na sua maioria (67%) ocorre sem contato físico, por uma desaceleração com o pé fixo no chão, sofrendo uma entorse com o desvio para dentro. Na minoria das vezes, a lesão do LCA ocorre sozinha (10%), podendo ter associado lesões de menisco, cartilagem e outros ligamentos. O paciente pode referir um estalido audível ou perceptível no momento do trauma, inchaço intenso e rápido, incapacidade de retornar a atividade que estava praticando, dor e falseio ou sensação de insegurança no joelho (parece que o joelho está solto).


O diagnóstico é feito pelo exame físico realizado por um ortopedista e confirmado com a ressonância magnética. O tratamento inicial é feito com compressas de gelo, repouso, imobilização e compressão do joelho. E o tratamento definitivo tem que se levar em conta vários fatores: idade, ocupação, nível de participação esportiva, lesões associadas, grau de frouxidão do joelho, expectativas para o futuro.


Marque uma consulta com um ortopedista para discutir qual o melhor tratamento para o seu caso.


?



CRM: 139.654


Instagram: @drjoaopradella

www.drjoaopradella.com.br